segunda-feira, 2 de maio de 2011

II DOMINGO DA PÁSCOA (Homilia)

Uma vez que me foi apontada esta possibilidade de partilha, para posterior reflexão, deixo aqui o esquema de homilia deste II Domingo da Páscoa. O objectivo desta publicação é unicamente o de permitir uma nova reflexão sobre as linhas força do que meditámos na Celebração Eucarística.



II DOMINGO DA PÁSCOA
(01.05.2011)

• Convites da Liturgia da Palavra:
- Reconhecer Cristo («Meu Senhor e meu Deus»);
- Anunciar Cristo a todos os homens (mandato
confiado por Jesus à sua Igreja e o dom do Espírito).

As dificuldades da fé:
- A ausência de Tomé (ausência no contexto do banquete eucarístico);
- A experiência (é Ele que se revela a cada um como a Tomé - «põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado» - num verdadeiro encontro pessoal);
- Para chegar à verdadeira profissão de fé: «Meu Senhor e meu Deus»);
- A bem-aventurança proclamada por Jesus: «Felizes os que acreditam sem terem visto».

A missão da Igreja:

- Sagrada Escritura: «Assim como o Pai Me enviou, também eu vos envio a vós. Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo”».

- Concílio:
. Carácter missionário da Igreja:
«A Igreja existe para dilatar o Reino de Cristo a toda a terra, salvar todos os homens e ordenar o mundo inteiro para Cristo. Toda e qualquer actividade da Igreja ou dos seus membros, destinada a obter estes fins, chama-se apostolado: a vocação cristã, por sua própria natureza, é vocação ao apostolado. A Igreja é como um corpo vivo no qual cada membro não pode ficar parado, mas participar activamente segundo a sua função e capacidade. Por isso, qualquer membro da Igreja que não contribua para o seu crescimento, não é útil á Igreja nem a si mesmo» (AA. 2).

«Como a Igreja particular deve representar o mais perfeitamente possível a Igreja Universal, tenha consciência de que ela também foi enviada àqueles que, não crendo em Cristo, vivem com ela no mesmo território, para que, pelo testemunho de vida de cada um dos fiéis e de toda a comunidade, seja um sinal de orientação para Cristo» (AG. 20).

. Carácter missionário de cada cristão: «Cada discípulo de Cristo participa na responsabilidade de espalhar a fé» (LG.17); «O apostolado dos leigos é participação na própria missão salvífica da Igreja; são todos destinados pelo Senhor a este apostolado ao receberem o Baptismo e a Confirmação» (LG. 33).

- Convite da Igreja Particular: «Sereis minhas testemunhas» - «todos serão sujeito e destinatário desta palavra evangélica, os jovens e as crianças, os adultos e os idosos, os letrados e os simples, os leigos e também os sacerdotes e consagrados» (Programa Pastoral 2010/2011).

Sem comentários: