segunda-feira, 11 de julho de 2011

ANO PASTORAL 2011 / 2012

Tendo em consideração que o caminho percorrido, no ano pastoral que termina, deve de ser ainda continuado; consciente que o lema proposto - A Comunidade Vive da Palavra - não se esgota, de modo algum, num ano pastoral; entendendo, pese embora a acção de alguns grupos a caminho, que é necessário novo fôlego na proposta de aprofundamento bíblico, na perspectiva da lectio divina; o pároco propõe que se mantenha o mesmo lema e se revigore a caminhada em torno da Sagrada Escritura para o próximo ano pastoral.
Deverá ser ouvido sobre esta proposta, em Setembro, o Conselho Pastoral Paroquial (que assumirá contornos interparoquiais), e atenderemos às orientações diocesanas que, no mesmo mês, nos forem comunicadas.
Três conteúdos base informarão a nossa caminhada: «aprofundamento bíblico»; «renovação espiritual com a lectio divina»; e «nova evangelização». Para esta última nos remete o Sínodo dos Bispos a acontecer em 2012, bem como os desafios já propostos pelo novo Bispo de Coimbra.
Para a caminhada a continuar, servir-nos -ão de base de trabalho a Dei Verbum, do Concílio Vaticano II; a Exortação Apostólica Pós-Sinodal A Palavra do Senhor, do Papa Bento XVI; e alguns conteúdos dos lineamenta do Sínodo em preparação. Para a acção a desenvolver retomamos os livros: La Casa de La Bíblia, Curso de Iniciação à Leitura da Bíblia (tradução do espanhol do Pe. Idalino Simões, editado pela Gráfica de Coimbra); e, do mesmo autor, O Tesouro do Escriba (até Novembro, final do ano litírgico, acompanhando São Mateus; a partir do início do novo ano litúrgico, o Evangelista Marcos).
Desejamos que esta proposta se estenda ainda a um número mais diversificado de cristãos, continuando os grupos já formados a sua caminhada. Haverá ainda a possibilidade de quinzenalmente o pároco fazer formação bíblica, tendo como instrumento de trabalho o livro referido - Curso de Iniciação à Leitura da Bíblia.
Luso/Pampilhosa, 11 de Julho de 2011
Pe. Carlos Alberto G. Godinho
Pároco

2 comentários:

Marlene disse...

Parece-me bem... Gostei especialmente da última ideia.

Marlene disse...

Parece-me bem... Realmente o tema não está esgotado. Gosto especialmente da última proposta.