quinta-feira, 30 de abril de 2009

Vaticano acolhe encontro sobre pastoral do turismo na Europa.

«O Vaticano acolhe a partir desta Quarta-feira um encontro sobre a pastoral do turismo na Europa, nos 40 anos do Directório "Peregrinans in terra", o primeiro documento orientador da Igreja para esta área.
O encontro tem a finalidade de reunir os bispos promotores e os directores nacionais da Pastoral do Turismo na Europa para analisar – juntamente com alguns especialistas e representantes de outros continentes – a situação actual do turismo na Europa e para estudar uma resposta pastoral da Igreja cada vez mais actualizada.
A iniciativa decorre na sede do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (CPPMI). Neste encontro participam representantes de 21 países europeus.
O secretário do CPPMI, Arcebispo Agostinho Marchetto, referiu à Rádio Vaticano que “a Igreja, com a sua específica pastoral neste sector, deve procurar estar cada vez mais presente pastoralmente, embora isso pareça uma coisa óbvia”.
“Deve ainda prestar uma maior atenção especialmente ao chamado turismo religioso, ou seja, voltado a destinos muito queridos pela tradição eclesial, como podem ser edifícios de culto, museus diocesanos, pinturas, objectos sagrados e outros, a fim de que seja respeitado o sentido original do lugar e das coisas”, acrescenta.»
Fonte: Ecclesia


Esta é uma área de acção para a qual devemos estar atentos - quer recebendo, quer visitando. A nível nacional estamos agora empenhados em valorizar esta área de acção pastoral, com o recente Departamento da Pastoral do Turismo, dependente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana. Integrando este Departamento, tive já oportunidade de reflectir sobre as múltiplas possibilidades que o Turismo oferece à Igreja para viver a sua Missão. Mas, igualmente, desafia a Igreja a uma acção muito mais eficiente no âmbito de toda a acção pastoral que envolve este campo da vivência humana. O Departamento, agora formado, contempla, entre nós, os Santuários, as Peregrinações e as Termas; ou seja, «Saúde, Cultura e Lazer». O Turismo, que aparece inicialmente ligado ao lazer, permite-nos vivenciar uma nova comunhão entre homens e culturas, a promoção do bem comum e o testemunho da própria fé, feita acolhimento. Aliás, estes último aspecto é um daqueles que maior atenção nos há-de merecer. Na próxima reunião da Comissão Permanente do Conselho Pastoral Paroquial, como especial incidência para a Comunidade de Luso, havemos de programar o verão que se aproxima; e reflectir (com base nas orientações do Conselho Pontificio para o Turismo) sobre o modo como potenciar estas acções a nível local e paroquial.

Pe. Carlos Alberto da Graça Godinho
Pároco
Membro do Departamento da Pastoral do Turismo

1 comentário:

Unknown disse...

gostaria de conhecer o texto que deve ter sido publicado neste encontro.